Cuidados com a sua Joia

Joias são confeccionadas, na sua maioria, com materiais de origem natural e para melhor conservar a sua joia e mantê-la com cara de nova mais tempo, sugerimos observar alguns cuidados.



Contato com produtos químicos:



Evite passar cremes e perfumes quando já estiver com a joia vestida. Pedras naturais são por natureza porosas, e o contato com substâncias químicas e gordurosas pode aderir à superfície da pedra, causando danos irreparáveis. 
Para limpar suas joias, use sempre uma flanela seca e limpa, evitando o uso de produtos químicos que não sejam próprios para este fim.
 Peças com perólas e esmalte devem ser limpas exclusivamente com flanela limpa e seca, sem produtos químicos.
 Também sugerimos que evite o uso de joias em atividades que envolvam o manuseio de produtos químicos.

Atenção com a água da piscina e do mar!
Os produtos utilizados para tratamento da água e o sal do mar podem causar desgaste na aparência do metal e pedras.
 O manuseio de joias deve sempre ser feito com cuidado. Pedras, pérolas e metais têm diferentes graus de dureza e o atrito intenso e batidas podem danificar sua superfície.

 Sugerimos retirar anéis para o manuseio/ de metais e outros materiais rígidos que possam danificar a peça, como pesos e equipamentos de academias, por exemplo.


Recomendamos que suas joias sejam sempre guardadas de forma a não sofrer atrito umas com as outras. Peças com pedras e pérolas devem ser preferencialmente guardadas envoltas em flanela ou tecido e em lugar seco. 
Recomendamos remover as joias antes de dormir, pois elas podem deformar, quebrar as pontas e garras e soltar as pedras.



Manutenção periódica:



Para manter suas joias sempre com cara de nova, recomendamos fazer limpeza e manutenção do metal periodicamente. 
Com o tempo de uso e o atrito, o ouro perde um pouco do seu brilho original e ganha marcas de uso, o que é um processo natural. Para isso, recomendamos limpar a peça sempre com uma flanela limpa e seca, bem como fazer um serviço de limpeza e polimento periódico do metal.
 Peças com acabamento em ouro branco e ouro negro, com o tempo e o uso, sofrem desgaste, e perdem seu brilho e a intensidade da cor. Por isto, recomendamos que seja feita uma renovação periódica do acabamento.


Peças que tenham fecho, clipes e sistemas de fechamento similares, recomenda-se que passem por revisão periódica, para garantir a segurança do fechamento.
A casa|MO oferece estes serviços de manutenção a seus clientes! Para solicitar, entre em contato conosco através dos nossos canais de atendimento.

Peças com acabamento em esmalte devem ter atenção especial!

O esmalte é um acabamento delicado, e para sua maior durabilidade, são necessários alguns cuidados.

Devem ser evitados todos os pontos listados abaixo para não causar danos a peça:

Tomar banho, lavar as mãos ou usar produtos esterilizantes para as mãos, pois os resíduos do produto podem fixar nas pedras ou no esmalte.


Fazer atividades que exijam o uso de agentes corrosivos, como jardinagem, limpeza e lavar de louças.

Praticar esportes e atividades físicas, para evitar atrito ou colisões que possam entortar o metal e arranhar o esmalte.

Pulverizar perfume, aplicar maquiagem e cremes, pois os produtos químicos destes produtos podem manchar o esmalte, o metal e as pedras.

Usar produtos que contenham acetona, qualquer tipo de álcool, pois são corrosivos e danificam profundamente o esmalte.

Evite usar peças de esmalte também durante tratamentos no cabelo, pois os produtos químicos, especialmente os descolorantes, danificam o esmalte.

Usá-las no mar, piscinas e águas termais, o sal, o cloro e o enxofre mancham o metal assim como o esmalte.


Para limpar suas joias com esmalte, a forma recomendada é usar água morna (nunca fervendo), um sabão biodegradável e uma escova macia para esfregar suavemente a peça, a pedra e assim o esmalte retomar o brilho.


Peças com pérolas, madrepérolas e corais:

 Pérolas, madrepérolas e corais são gemas orgânicas e requerem cuidados especiais.

Evite o contato com produtos ácidos, detergentes, perfumes, fixadores de cabelo, ultrassom e soluções utilizadas para limpeza de joias, pois os danos causados por estes produtos não podem ser recuperados.


Recomendamos após o uso de joias com essas gemas, passar uma flanela macia umedecida com água para preservar o brilho e para retirar o resíduo de cremes, suor da pele ou maquiagem.

Evite utilizá-las no mar, piscinas e águas termais, pois o sal, o cloro e o enxofre danificam as gemas.